O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) anunciou a realização de mais um leilão administrativo para a venda de materiais ferrosos provenientes da sucata de veículos e materiais inservíveis, sem identificação ou possibilidade de regularização junto ao órgão. Esses materiais, que estão depositados nos pátios da autarquia, passarão por um processo de descontaminação, descaracterização e trituração.
O leilão está marcado para o dia 26 de janeiro, a partir das 13h30, nas dependências da sede do Detran, em Curitiba. Estima-se que aproximadamente 2.582.688 quilos, provenientes de partes de 4.801 veículos, serão leiloados em um único lote. Os materiais estão armazenados nos polos de Curitiba, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão e Guarapuava. O leilão será disputado pelo maior lance, com um lance inicial de R$ 0,25 por quilo, totalizando o valor global mínimo de R$ 645,6 mil.
Os veículos a serem leiloados, na condição de materiais ferrosos para reciclagem ou sucatas inservíveis, foram baixados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Eles deverão ser destinados exclusivamente para reciclagem, não podendo ser registrados, licenciados ou circularem em vias públicas. A comercialização como peças ou partes metálicas também é proibida.
Participarão do leilão apenas pessoas jurídicas que operem no ramo de siderurgia ou fundição, conforme exigido pela legislação. Os lances serão verbais, oferecidos pelos representantes das empresas previamente cadastradas. Para obter mais informações, incluindo os endereços para examinar os materiais ferrosos para reciclagem, consulte o edital disponível no site oficial do Detran-PR.
Alerta
O Detran-PR faz um alerta à população para ficar atenta aos avisos oficiais do órgão. Sempre que um novo leilão é anunciado, há o risco de oportunistas criarem leilões falsos, ofertando veículos inexistentes nos pátios. O Detran-PR utiliza apenas seus canais oficiais, como o portal que sempre termina em pr.gov.br, e as redes sociais @detranpr no Instagram e Facebook, além de @Detran_pr no X. Qualquer perfil ou site que utilize o nome do órgão e logomarca será denunciado por crime cibernético.